Olá pessoal. Tudo bem?
É com grande prazer que o GiveMe Design inaugura hoje o canal Por Aí. Toda semana vamos trazer lugares, passeios e eventos incríveis para vocês conhecerem e participarem. Portanto, não deixem de passar por aqui para ficarem por dentro das novidades, ok?
Para o primeiro dia do canal, escolhi falar sobre um tour arquitetônico do qual participei recentemente, intitulado “Arquite!tour” e idealizado pela grande incorporadora Idea!Zarvos, em parceria com arquitetos renomados.
Eu participei de um dos tours que aconteceram na Vila Madalena, que contou com a participação do grande arquiteto Marcelo Morettin, sócio diretor do escritório Andrade Morettin Arquitetos. Houveram outros com o mesmo roteiro, sendo que cada um desses tours contou com a presença de um arquiteto que auxiliou na explicação do desenvolvimento dos edifícios, desde a sua concepção até sua execução. Dentre os escritórios que participaram dos tours, temos: Triptyque Architecture, Andrade Morettin Arquitetos, FGMF e Arquitetura Gui Mattos. Todos os tours foram acompanhados do arquiteto Fernando Serapião, editor da Monolito.
O passeio foi longo, como vocês podem ver pelo mapa, porém, foi tão gratificante e enriquecedor que eu nem percebi a distância que havia percorrido.
Então, vamos lá, vou mostrar um pouquinho para vocês:
O ponto de encontro foi no edifício POP Madalena, um edifício residencial com projeto do escritório Andrade Morettin. Nós pudemos entrar e conhecer melhor a parte do térreo do edifício, que é muito bacana.
O edifício se destaca, na minha opinião, não somente pela sua arquitetura, mas pela preocupação com os detalhes, desde a escolha dos materiais até a comunicação visual.
Nessa foto acima, podemos ver a relação do edifício com a cidade, os arquitetos se preocuparam em não criar um edifício completamente isolado e murado, permitindo uma comunicação entre os espaços internos e externos, por conta disso, recuam o edifício e agregam à entrada essa área verde que cria um percurso agradável para o pedestre, sem contar que toda a fachada do térreo é composta por uma pele de vidro, o que permite ao pedestre ter uma visão mais ampla, sentindo-se mais a vontade nesse passeio e, apesar de não estar dentro do edifício, se sentir parte dele.
Como já disse anteriormente, vejam a preocupação que existe com os detalhes, até mesmo na comunicação visual. Na imagem acima é possível ver a identificação sutil da entrada e saída de veículos.
A fachada do edifício ressalta sua contemporaneidade e os brises que a compõem aliam funcionalidade e estética, permitem que a entrada de luz natural seja controlada nos apartamentos e também criam um jogo de painéis que permitem que a fachada seja dinâmica.
Na foto acima temos uma visão da piscina e nela podemos verificar outros detalhes super interessantes. Primeiro, o desenho no forro, que ganhou um grande destaque e deixou de ser um elemento construtivo para passar a ser uma obra de arte que agrega valor ao edifício. Outro ponto bacana que podemos destacar nessa foto são os elementos estruturais. Os arquitetos não fazem questão de que todos os pilares sejam iguais, onde houve a necessidade, crio-se um shaft, onde não, o pilar permaneceu na sua forma pura. Isso mostra que a estrutura faz parte da arquitetura do edifício e se transformam em um elemento único, não sendo preciso criar soluções apenas estéticas para esconder essa estrutura.
Depois, partimos para o edifício residencial Simpatia, do Grupo SP. Esse edifício é de uma época anterior ao Pop Madalena, mas já mostrava todo o diferencial buscado pela incorporadora, de um trabalho artesanal para produzir projetos únicos e que se destacam na cidade por sua personalidade e arquitetura facilmente identificadas.
Vejam que interessante o painel da fachada que traz uma obra de arte para a cidade e permite esse contato visual do pedestre.
O terceiro edifício que visitamos foi o Azul, de autoria do escritório Isay Weinfeld. É um edifício de uso misto, com espaços comerciais e residencial. Isay é um arquiteto, porém atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta, consequentemente traz essas atuações para os seus projetos, que possuem essa carga cinematográfica, como podemos perceber na foto abaixo:
O arquiteto quis que o usuário tivesse essa experiência com o azul desde o momento em que entrasse no edifício, recebendo essa carga dramática de realmente estar presente dentro de um ambiente cinematográfico.
Esses foram alguns dos edifícios que visitamos nessa tour fantástico. Vale muito a pena participar.
Quando passamos a conhecer melhor o trabalho produzido pela Idea!Zarvos, conseguimos identificar facilmente os seus edifícios pela cidade, e também conseguimos identificar qual o escritório por traz daquela arquitetura, porque a personalidade desses escritórios é um ponto extremamente valorizado pela incorporadora, que possui uma visão diferenciada e inovadora, capaz de valorizar, não somente a arquitetura, mas também sua relação com a cidade e com as pessoas que vão conviver com os seus edifícios. Por isso, optam por aumentar os recuos para deixar os passeios mais agradáveis, retiram os gradis para unir o interno e o externo, colocam lojas nos térreos para manter as fachadas ativas, entre outros recursos que visam agregar qualidade de vida para quem está dentro e fora de seus edifícios.
Se você se interessou pelo conteúdo, visite o site oficial da Idea!Zarvos e conheça melhor esses e outros projetos.
Visite também o site dos arquitetos para conhecer melhor os seus trabalhos: Triptyque Architecture / Andrade Morettin Arquitetos / FGMF / Arquitetura Gui Mattos / Isay Weinfeld
Fonte: (Sites oficiais dos escritórios citados acima / fotos pessoais tiradas no dia do tour)
Deixe um comentário